terça-feira, 23 de abril de 2013

Infância e Adolescência Missionária do estado de São Paulo realiza encontro para coordenadores diocesanos



O Regional Sul 1 da CNBB (estado de São Paulo) promoveu nos dias 19 a 21 de abril, mais um encontro de formação para coordenadores diocesanos da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária (JM). As reflexões contaram com a assessoria do secretário nacional da IAM, padre André Luiz de Negreiros, que abordou temas como: o Ano jubilar da IAM, as Famílias Missionárias, a IAM no Ano da fé, as conclusões do 3º Congresso Missionário Nacional e a preparação para o Congresso Americano Missionário (CAM 4 - Comla 9). Padre André apresentou ainda, um panorama geral dos preparativos para o 1º Congresso Americano da IAM programado para o mês de maio de 2014 em Aparecida (SP).


Nádia Maria da Silva Fusinato, coordenadora estadual da IAM em São Paulo avalia que esses encontros para coordenadores diocesanos são importantes para a formação, em especial o deste ano em que se celebra os 170 anos da fundação da Obra. “Neste ano Jubilar, estamos nos organizando para a nossa 1ª Jornada Nacional que culminará na realização do 1º Congresso Americano da IAM”, destacou Nádia. Segundo ela, o Encontro estadual é também uma oportunidade de articular o trabalho entre as dioceses, tornando a IAM mais conhecida, amada e difundida em todo o Regional. “Na troca de experiências nos inteiramos das dificuldades e celebramos as conquistas. A convivência renova nosso ardor missionário para enfrentar os obstáculos e continuar a caminhada. Tudo isso, nos faz entender a importância da IAM na missão da Igreja", arrematou a coordenadora.


Elisângela Rodrigues, coordenadora da IAM na diocese de Limeira revelou que, naquela diocese, o Ano da IAM será aberto no dia 19 de maio, com a consagração das crianças e adolescentes. “Programamos uma missa diocesana a ser celebrada na paróquia do nosso assessor eclesiástico. Após a missa iremos almoçar na paróquia São Sebastião, na cidade de Leme. Pretendemos divulgar o evento na rádio Magnificat e no site da diocese”. Elisângela disse ainda, que está previsto para o mês de junho, um encontro de Líderes Missionários Infantis (ELMI), bem como outros trabalhos a serem realizados no decorrer do ano.


Já na diocese de Osasco, segundo informou a coordenadora da IAM, Sílvia Aparecida Nunes de Sousa, as expectativas estão voltadas para o crescimento da Obra e para que ela se torne mais conhecida. Ao comentar sobre o 1º Congresso Americano da IAM, Sílvia afirmou: “também espero que com este Congresso, os leigos e o clero conheçam e se apaixonem mais através da IAM, pois estes são os nossos principais apoiadores".


O Encontro Regional reuniu, no Centro Missionário José Allamano, Zona Norte da capital paulista, 36 pessoas das coordenações diocesanas da IAM e JM das dioceses de Caraguatatuba, São José dos Campos, Taubaté, Marília, Campinas, Bragança Paulista, Limeira, Jales, Santo Amaro, Santo André, Santos, Guarulhos, São Miguel Paulista, Mogi das Cruzes e Osasco, e das regiões episcopais Belém, Santana e Brasilândia, na arquidiocese de São Paulo.


Durante os trabalhos os participantes receberam a visita da coordenadora do Conselho Missionário Regional (Comire) Sul 1 da CNBB, a professora Maria de Fátima Silva e do senhor César Campos, diretor do Centro Missionário de São Paulo. Os padres Paulo de Coppi, missionário do PIME e Mário de Carli, missionário da Consolata também marcaram presença.

 

Por Pe. Jaime Carlos Patias

Nenhum comentário:

Postar um comentário