quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Dica de encontro: Televisão, que luz é essa?

Olá caríssimos missionários, 

A dica de encontro de hoje é com tema Televisão que luz é essa. Abaixo temos um texto que nós ajudará a trabalhar este assunto.


Sugestão para Grupo

- Acolhida.

- Motivação (objetivo): refletir com as crianças a influência da televisão em nosso dia-a-dia.

- Oração: neste momento iremos rezar pelas crianças do mundo inteiro que ainda não conhecem Jesus.

- Comentário dos compromissos semanais.

- Leitura do Evangelho de João 15, 12-16: "O fruto do discípulo é o amor".

- Compromissos missionários: ouvindo o Evangelho, somos chamados a sermos amigos de Jesus, porém, no nosso dia-a-dia, a programação da televisão muitas vezes nos afasta uns dos outros. Vamos organizar na capela ou na paróquia um momento de partilha com outras crianças (da escola ou da comunidade), convidando-as a se tornarem amigas de Jesus, missionárias construtoras de um mundo melhor, o mundo que Deus sonhou para todos nós.

- Gesto concreto: organizar uma pesquisa na comunidade com as seguintes questões: "Quando eu vejo televisão eu gosto de..." e "Quando eu vejo televisão eu não gosto de...". Montar na paróquia ou capela um mural com os resultados, enfatizando as preferências da criançada e os compromissos assumidos pela Infância Missionária na comunidade.

- Momento de agradecimento ao Deus Pai.

- Canto e despedida.

Fonte : Revista missões - maio 2006

Hoje faremos uma pequena pausa para refletirmos sobre o efeito de um dos meios de comunicação e sua influência direta no processo de desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes. Em nosso cotidiano estamos cada vez mais envolvidos pela mídia, principalmente a televisão, que procura despertar o desejo de ter fama e dinheiro e de pertencer a um mundo irreal, ou seja, aquele veiculado por ela.
Quando na década de 50 surgiam timidamente os primeiros aparelhos, não podíamos medir a velocidade com que a TV se tornaria um equipamento indispensável nos lares brasileiros. Refém do poder econômico, a TV brasileira, nos "bombardeia" com uma enxurrada de novos produtos e nova programação com a mesma intenção: favorecer o consumo generalizado, sendo as nossas crianças alvos fáceis das programações. Isso sem falar dos noticiários e suas "entrelinhas".
Uma pesquisa revelou que entre 2000 e 2005, a programação voltada ao público infantil foi reduzida à metade e, mais recentemente quase não vemos mais programas infantis na TV aberta, com isso as crianças não têm outra opção a não ser assistir à programação adulta.
A preferência das crianças e adolescentes consultados é pela programação destinada à sua faixa etária, porém, no geral o resultado mostrou que 40% optam por desenhos, 20% por telenovelas, 16% pela programação infantil sem desenhos, 11 % por programas de humor, os demais preferem os filmes e os programas esportivos, tendo em sua maioria excessos de violência (repudiado pelas crianças e adolescentes consultados). Lembrando que apenas 45% assistem TV acompanhados dos pais e a metade de todo o grupo assiste TV à noite, essa é a luz que chega para a maioria das nossas crianças!
Diante desta realidade, o que fazer, como membros da Infância e Adolescência Missionária? A nossa atitude nos torna mais ou menos amigos de Jesus? As Diretrizes da IAM nos lembram que "o testemunho da vida cristã é a primeira forma de Evangelização". As pessoas crêem "mais nos fatos do que nas palavras. A primeira forma de dar testemunho é a própria vida do missionário e da missionária". Ao falar aos discípulos, Jesus ensinava que "a lâmpada do corpo é o olho. Se o olho é sadio, o corpo inteiro fica iluminado. Se o olho está doente, o corpo inteiro fica na escuridão" (Mt 6, 22-23). Vamos prestar mais atenção a esta luz que chega aos olhos dos nossos meninos e meninas.
De todas as crianças do mundo, sempre amigos!
Roseane de Araújo Silva
Missionário leiga e pedagoga do Rede Pública do Paraná

Fonte: garotadamissionaria.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário