quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Formação Missionária: Metodologia das Quatro Áreas Integradas - Parte 2

Olá caríssimos missionários, 

Esta é a segunda parte da formação sobre metodologia das áreas integradas da IAM:

AS QUATRO ÁREAS INTEGRADAS
Antes de começar a trabalhar com as Quatro Áreas Integradas, haverá uma reunião na qual será escolhido o assunto a ser tratado nas próximas quatro etapas.
Durante a semana seguinte, cada adolescente compromete-se a juntar informações, recortes de jornais, fotografias, objetos, etc., sobre o tema que irá ser trabalhado. Esse material será colhido nos noticiários de rádio, TV, imprensa, etc.
Para tanto, precisamos habituar os membros da Infância e Adolescência Missionária a seguir com atenção os noticiários, com olhar crítico, dialogando em casa, sabendo distinguir a notícia fútil da notícia importante, captando — por exemplo — as conseqüências desastrosas de uma queda da bolsa de valores ou o valor de um acordo comercial entre dois países.
Outras fontes de informação são os livros e entrevistas com professores, padres, irmãs, pais... Se alguém do grupo tiver acesso à internet, poderá encontrar lá muito material para estudo do assunto.
Primeira semana: REALIDADE MISSIONÁRIA
No encontro do grupo, no fim da semana, os/as adolescentes irão colocar em comum o que cada um(a) conseguiu realizar. Todos juntos organizarão as informações e o material coletado, de modo a obter uma visão completa da realidade. Se isso for posto num painel ou num cartaz, melhor ainda.
A partir disso, serão feitas orações espontâneas, reflexões, ligações com a realidade local.
No final do encontro, o grupo ficará com duas tarefas para a semana seguinte:
- Primeira tarefa: Dar a conhecer o resultado do seu trabalho. Por exemplo, expondo o painel na frente da igreja, ou levando-o à escola, para mostrá-lo aos colegas, ou passando-o de casa em casa, para os pais e irmãos apreciarem o trabalho feito.
- Segunda tarefa: Procurar na Bíblia — e, à medida do possível, na Literatura ou nos livros sagrados de outras religiões (nisso a internet pode ajudar bastante) — textos que revelem o pensamento de Deus sobre a realidade vista no encontro anterior.
Segunda semana: ESPIRITUALIDADE MISSIONÁRIA
Quando os/as adolescentes do grupo colocarem em comum o que pesquisaram na Bíblia e em outros textos, saberemos o que Deus pensa sobre essa realidade. E os/as adolescentes da IAM serão ajudados a “sentir como Jesus sentia”. Esta é a espiritualidade missionária.
Aconselha-se que neste encontro haja uma meia hora de deserto, no qual cada membro do grupo, em silêncio, tentará interiorizar o pensamento e o sentimento de Deus.
Provavelmente, o painel irá se enriquecer de citações bíblicas, e, nossa vida cristã, fortalecer-se e concretizar-se. O encontro, mais uma vez, deixará aos membros do grupo duas tarefas:
- Primeira tarefa: Comunicar (anunciar) — com a vida, primeiro, e depois também com a palavra — em casa, aos colegas, no catecismo e na escola, as coisas aprendidas e experimentadas.
- Segunda tarefa: Cada adolescente procurará apontar um compromisso, uma ação que o grupo possa realizar, para que a realidade se torne mais semelhante ao projeto de Deus.
Terceira etapa: COMPROMISSO MISSIONÁRIO
As propostas pensadas durante a semana pelos integrantes do grupo são colocadas em comum e discutidas. Será escolhida aquela que — dentro das possibilidades do grupo — alcançar mais de perto os(as) missionários(as) que trabalham em terras distantes, os povos de outros continentes e culturas, as situações mais urgentes e precárias.
O grupo não recusará os apelos que lhe vêm da realidade local, sobretudo daqueles que ninguém atende, mas sem esquecer que o seu carisma específico é a dimensão além-fronteiras.
Poderá ser muito proveitoso, neste sentido, acompanhar a vida dos missionários(as), lendo suas revistas, convidando os/as que passam pela própria região a visitar o grupo, mantendo correspondência com algum deles(as), etc. O encontro terminará com duas tarefas:
- Primeira tarefa: Realizar o compromisso decidido no grupo.
- Segunda tarefa: Cada membro do grupo pensa numa maneira para envolver outras pessoas na caminhada feita.
Quarta etapa: VIDA DE GRUPO (TESTEMUNHO MISSIONÁRIO)
É um encontro festivo, aberto a todos, sobretudo a quem nunca é festejado, nunca é lembrado, nunca é chamado a participar.
São colocadas em comum as propostas pensadas durante a semana. A mais apoiada é escolhida e organizada. Desta vez, o encontro termina com três tarefas:
- Primeira tarefa: Preparar e realizar a celebração combinada.
- Segunda tarefa: Escolher o tema a ser trabalhado nas próximas Quatro Áreas Integradas.
- Terceira tarefa: Juntar informações e subsídios para formar o quadro da realidade do novo tema a ser estudado, pensado, modificado e celebrado nas próximas etapas.


Se você ficou com alguma  dúvida ou quer compartilhar algum tema que já foi trabalhado no seu grupo, mande para nós através do email iam.osasco@gmail.com.

"De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos"
Fonte: garotadamissionaria.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário