quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

TESTEMUNHO: Filipinas: “somos menos que uma gota do oceano, mas vale a pena”


Este é o desabafo da Ir. Luciene de Cesaro, que vive nas Filipinas, há quase cinco anos. Determinada a ser missionária desde os onze anos de vida, esta gaúcha de Farroupilha, pertencente à Congregação das Servas da Divina Providência está feliz com as atividades de sua comunidade. 
“Até setembro do ano passado eu estava em Cagayan de Oro, Mindanao - Philippines mas fui transferida para esta nova comunidade onde somos duas brasileiras: a Ir. Maria José do Nascimento Marinho, de Marituba PA e eu - diz Ir. Luciene Imersas na atividade pastoral da Igreja, as duas religiosas vivem em Taytay - Rizal, na paróquia S. Lorenzo Ruiz, a mais ou menos 25/ 30 Km de Manila. “Aqui trabalhamos em colaboração com nossos Irmãos de Carisma: os Pobres Servos de Divina Providencia. 
A Ir. Maria José trabalha como enfermeira numa pequena clínica administrada pelos nossos Irmãos e nos finais de semana acompanha o grupo de jovens e a promoção vocacional da paróquia. Eu trabalho só na pastoral fazendo diversas atividades ligadas no engajamento com as CEBs”. Ir. Luciane desce cedo nutriu o sentimento e o desejo de ser religiosa. 
Diz ela: “Quanto à minha experiência, aos 11 anos de idade, um grupo de missionários visitou nossa escola. Deus através deles, colocou no meu coração o desejo de dedicar minha vida aos outros. Escolhi a vida religiosa. Trabalhei em países diferentes fazendo atividades diversas e ganhei muito em cada um. Agora fazem quase cinco anos que estou nas Filipinas e só Deus sabe quanto agradecida eu me sinto por trabalhar com este povo que transmite tantos valores!!! 
O desafio enorme é: como ajudar os mais pobres a fazer uma experiência integral de libertação num sistema tão opressor e alienante? Nós somos menos que uma gota no oceano, mas vale a pena!

Fonte: http://www.pom.org.br/download/jornal/jpm_36_%20jun_2015.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário