domingo, 15 de maio de 2016

Encontros: "IAM do Brasil a serviço da Missão na Europa" Espitualidade Missionária

No dia 19 de maio, a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) completa 173 anos de fundação. Para marcar a data, como já vem acontecendo nos últimos anos, no dia 29 de maio, a IAM em todo o Brasil celebrará a sua 4ª Jornada Nacional, que este ano tem por tema: "IAM do Brasil a serviço da Missão na Europa".

2º ENCONTRO - ESPIRITUALIDADE MISSIONÁRIA

• Ambiente: Figura de crianças dos países da Europa; imagens do Papa Francisco, São Francisco Xavier e Santa Terezinha; cartaz da 4ª Jornada Nacional da IAM; cruz pequena (se possível, a da IAM); Bíblia; panos e os pezinhos com as cores dos continentes. 

• Oração Inicial: Jesus é o nosso melhor amigo e Ele quer que sejamos amigos de todas as crianças do mundo. E é nessa amizade que estamos reunidos "em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo. Amém".

Vamos rezar juntos a oração da IAM?
"Pela Vossa Santa Infância, ó Jesus, compadecei-vos das pobres crianças e adolescentes que não vos conhecem. Protegei-os e enviai muitos missionários para que eles vos conheçam e tenham vida em abundância. Amém"
• Atividade:
Vocês lembram o que falamos do encontro anterior? Nós apresentamos a 4ª Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária, que este ano é dedicado ao continente europeu. A Europa já fez muitos amigos pra Jesus, mas hoje muitas crianças não conhecem Jesus; muitas outras estão refugiadas da guerra e algumas passam fome. Por isto que assumimos um compromisso na semana passada. Quem mostrou a fitinha para os pais e lembraram de rezar pelas crianças que estão na Europa?

Ouvir a música Nova Geração e pedir que as crianças e adolescentes façam uma coreografia do refrão.

      Eu venho do Sul e do Norte,
      Do Oeste e do Leste, de todo lugar.
      Estrada da vida eu percorro
      Levando socorro a quem precisar.
      Assunto de paz é meu forte,
      Eu cruzo montanhas, mas vou aprender.
      O mundo não me satisfaz o que
      Eu quero é a paz, o que eu quero é viver!

      No peito eu levo uma cruz,
      No meu coração o que disse Jesus. (2X)

      Eu sei que não tenho a idade
      Da maturidade de quem já viveu,
      Mas sei que já tenho a idade
      De ver a verdade o que eu quero é ser eu.
      O mundo ferido e cansado
      De um negro passado de guerras sem fim,
      Tem medo da bomba que fez
      E da fé que desfez mas aponta pra mim.

      Eu venho trazer meu recado,
      Não tenho passado mas sei entender:
      Um jovem foi crucificado
      Por ter ensinado a gente viver.
      Eu grito ao mundo descrente que eu ser gente,
      Que eu creio na cruz...
      Eu creio na força do jovem
      Que segue o caminho de Cristo Jesus.
• Leitura Bíblica - Mateus 25, 35 - 40 (leitura e reflexão)
Agora vamos olhar a cruz: ela tem dois braços. Nós também temos dois braços, direito e esquerdo (esticar os braços). Jesus abraçou toda as crianças do mundo, e este ano Jesus nos convida a abraçar,  de uma forma especial, as crianças da Europa. Jesus espera uma resposta de nós... Que acham de respondermos um sim bem bacana para nosso amigo Jesus? Vamos responder assim:(a criança pega a cruz leva ao coração e diz: “Jesus me abraçou, eu também te abraço Europa” e com as duas mãos juntas a beija e entrega ao participante do lado). Enquanto a dinâmica acontece, todos cantam a música Nova Geração.

• Oração final: 
Nosso compromisso desta semana é contar para nossa família e amigos o nosso combinado com Jesus: abraçar a Europa como Ela nos abraçou. Nosso compromisso além fronteiras será rezar uma Ave Maria para as crianças que estão sofrendo na Europa.
Para concluir nosso encontro, podemos fazer preces espontâneas e finalizar com uma Ave Maria.

Fonte: http://garotada-diretrizes.blogspot.com.br/2016/03/4-jornada-nacional-da-iam.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário