quarta-feira, 22 de junho de 2016

Senta que lá vem a história: Madre Teresa de Calcutá, Missionária da Caridade


Olá caríssimos Missionários, 
Resultado de imagem para madre teresa de calcutá pintarHoje vamos conhecer um pouco mais sobre a história da beata Madre Teresa, uma história muito linda, de uma vida dedicada a missão e a ajuda aos mais podres. 
Isso tem tudo a ver com a IAM, não é? 
Você sabia que o nome Teresa, foi inspirado na nossa padroeira  Santa Teresinha?
E ainda que Madre Teresa teve trabalho especifico na educação de crianças podre em escolas improvidas?
Em setembro de 2016, o Papa Francisco vai presidir a canonização da Beata Teresa de Calcutá, para ser intercessora e modelo de santidade para todo o povo. 
Agnes Gonxha Bojaxhiu, nasceu em 27 de agosto de 1910 na Albânia, foi batizada com apenas um dia de vida. Não se sabe muito sobre sua vida antes dos 18 anos, quando ela decidiu entregar-se inteiramente a vida consagrada, e ingressou na Casa Mãe das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto na Irlanda.
Ser missionária na Índia era o sonho dela, e então foi transferida para fazer o noviciado na Índia, onde adotou nome de Teresa, inspirado em Teresa de Jesus, a nossa querida Santa Teresinha do Menino Jesus, a humilde carmelita de Lisieux, padroeira das missões.
Seguiu sua vida como professora numa escola para meninas das famílias ricas e tradicionais de Calcutá, mas ao sair nas ruas se deparava com muita pobreza, fome e muitas pessoas doentes, inclusive crianças. Certa vez viajando para o Himalaia, Madre Teresa encontrou na rua um homem pobre que disse: “ Tenho sede”, e desde então ela decidiu dedicar sua vida aos mais pobres.
No dia 10 de setembro de 1946, dia que ficou marcado na história das Missionárias da Caridade – congregação fundada por Madre Teresa – como o “Dia da Inspiração”, durante uma viagem de trem ao noviciado do Himalaia, Madre Teresa deparou com um irmão pobre de rua que lhe disse: “Tenho sede!”. A partir disso, ela afirmou ter tido a clareza de sua missão: dedicar toda sua vida aos mais pobres dos pobres.
Com a ajuda do Arcebispo de Calcutá, Madre Teresa iniciou trabalho missionário nas ruas, reunindo grupo de crianças e ensinando em uma escola improvisada, em apenas dez dias eram mais de cinquenta crianças, e a partir dai foi fundada a congregação das Missionárias da Caridade, o trabalho se expandiu na Índia e mais tarde em todo o mundo.

No ano de 1979 recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II no dia 19 de outubro de 2003, Dia Mundial das Missões.
Saudações missionárias

Nenhum comentário:

Postar um comentário