segunda-feira, 22 de agosto de 2016

ÁFRICA/RUANDA - Nova intervenção a favor das mulheres e crianças e contra a desnutrição

Muyanza (Agência Fides) - Um projeto multi-setorial de apoio à maternidade e à infância foi lançado em 1o de julho. Trata-se de uma nova intervenção do Movimento Luta contra a Fome no Mundo no âmbito médico, de saúde e de nutrição, em apoio a mulheres e recém-nascidos do setor de Buyoga, Ruanda Setentrional. Em comunicado enviado à Agência Fides, a ONG confirma o objetivo de melhorar a situação da nutrição materno-infantil da região e os cuidados neonatais e pediátricos de 1500 núcleos familiares vulneráveis da região, prevendo três linhas de ação. 
A primeira fase prevê uma obra de sensibilização dirigida a gestantes e jovens mães, durante a gestação e nos primeiros anos de vida. Em segundo lugar, o Centro de Saúde de Muyanza será dotado de equipamentos médicos específicos para assegurar uma assistência melhor às gestantes e reconhecer antecipadamente gestações de risco e oferecer assistência e cuidados eficazes, antes e durante o momento do parto. 

Paralelamente, serão realizados cursos de formação específica para o pessoal que trabalha no Centro de Saúde, que deverá prestar cuidados tempestivos aos recém-nascidos e suas mães, além de sensibilizar a cidadania. A segurança alimentar das famílias será também reforçada através do aperfeiçoamento e da melhoria da produção agrícola e da pastorícia. A terceira fase do projeto prevê a formação dos agricultores, com o ensinamento de novas técnicas agrícolas e a criação de ‘kitchen garden’ e atividades para o desenvolvimento da criação de pequenos animais e cursos de veterinária. Graças ao microcrédito, em todo o setor de Buyoga serão beneficiados 500 pastores e agricultores. “Em uma só intervenção – declaram os responsáveis do MLFM em Ruanda – nos comprometemos em oferecer apoio nutritivo materno-infantil até 6 anos, formação de saúde e microcrédito para a cultivação e a distribuição de animais de pequeno talho”. (AP) (21/7/2016 Agência Fides)


Fonte; http://www.fides.org/pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário