Diocese

Nosso Bispo
Dom Frei João Bosco Barbosa de Sousa



Quando nasceu João Bosco, em 8 de dezembro de 1952, o casal Ondina e Cristiano Pereira de Sousa moravam na cidade de Ribeirão Branco, no interior do Estado de São Paulo. Mas, o menino veio a nascer em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, para onde mais tarde se mudaram, definitivamente os pais. Ali passou quase toda a sua infância, juntamente com três irmãs Célia, Stela e Cristina. Eram quatro, as filhas, na verdade, pois, além das três, havia também uma irmã de criação, a Balbina, que permanece com a família até hoje.
A vocação religiosa de João Bosco manifestou-se muito cedo, devido à proximidade dos frades do Convento das Graças e do Seminário Frei Galvão, que freqüentavam a casa de Cristiano e Ondina. Com 11 anos apenas, João Bosco já  preparava as malas para entrar no Seminário Franciscano de Santo Antônio, em Agudos, SP. Estava na 5ª série do primeiro grau.
Frei João Bosco recebeu a Ordem do Diaconato em 6 de novembro de 1976, e seu primeiro campo de trabalho Pastoral, ainda como diácono, foi no distrito de Andrade Pinto, no município de Vassouras, RJ, distante umas duas horas do Instituto de Petrópolis.
A Ordenação Sacerdotal aconteceu em Guaratinguetá, sua terra natal, no dia 7 de janeiro, Festa dos Santos Reis, em 1978. 
Em 16 de abril 2014, Dom Frei João Bosco Barbosa de Souza, OFM, 61, foi eleito por Ss. Papa Francisco, a assumir a Diocese de Osasco (SP) como bispo, a partir da renúncia de Dom Ercílio Turco, que atingiu limite de idade de 75 anos. A solenidade de posse foi realizada no dia 20 de julho, às 15h, no Ginásio José Corrêa, na cidade de Barueri (SP).
Eleito durante a 53ª Assembleia Geral em Aparecida (SP), realizada em abril de 2015, atualmente ocupa o cargo de presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB).

A criação e a instalação



A Diocese de Osasco foi criada em 15 de março de 1989 e instalada em 1o. de maio de 1989. Em agosto do mesmo ano deu-se início a elaboração do Primeiro Plano de Pastoral, com o levantamento da realidade eclesial e social urbana e rural dos então nove municípios da Diocese.
Devido as circunstâncias sociais e religiosas da população, o objetivo desse primeiro levantamento era poder entrar em contato e conhecer as dificuldades reais para a evangelização quanto à moradia, trabalho e salário, família, saúde, educação, transportes, meis de comunicação social, migração, economia, política e cultura.
A primeira Assembleia Diocesana para encaminhamento do Primeiro Plano de Pastoral realizou-se em 9 de dezembro de 1989. Num processo de assembléias comunitárias e paroquiais, ocorridas em julho de 1990 e assembléias setoriais, ocorridas em agosto de 1990, foram escolhidas as prioridades da Diocese: formação, fé e política e CEBs e confirmadas em Assembléia Diocesana, ocorrida em 20 de outubro de 1990, que contou com a presença de 170 representantes setoriais, pastorais e de movimentos.
Na Festa de Cristo Rei, do dia 25 de novembro de 1990, foi promulgado o Primeiro Plano de Pastoral. No mesmo dia os membros dos Conselhos de Pastoral e os Ministros receberam, solenemente, o mandato para atuarem em suas próprias comunidades e paróquias.
Para a elaboração do Segundo Plano de Pastoral (1994 – 1997) , foram utilizados os mesmos critérios de ação e participação do plano anterior:
- Assembleia Diocesana em 13 de fevereiro de 1993
- Planejamento nas comunidades de março a agosto de 1993
- Assembleias Setoriais de agosto a outubro de 1993
- Assembleia Diocesana em 30 de outubro de 1993, que reuniu 250 pessoas, representantes dos seis setores da Diocese de Osasco, com o seguinte objetivo:
- avaliar os resultados das prioridades anteriores, através de relatórios que foram elaborados para esse fim;
- apresentação, por setor, de três novas prioridades, bem como suas justificativas e objetivos
- definição das novas prioridades da Diocese, baseando-se nas prioridades apresentadas pelos setores. Nessa Assembléia Diocesana, definiu-se que as prioridades da Diocese para os três seguintes anos seriam: saúde, moradia e família.
O quinqüênio 1995-1996 iniciou-se com as Visitas Pastorais de Dom Francisco.
A Assembleia Diocesana realizada em 22 de junho de 1996 optou por não escolher três prioridades como até então vinha sendo feito mas, ao invés disso, adotar o Jubileu do Ano 2000 como prioridade única do Terceiro Plano de Pastoral. A mesma assembléia aprovou também a formação da Comissão Central e a criação de cinco Comissões Específicas: serviço, anúncio, diálogo, testemunho e comissão celebrativa.
A celebração da Festa de Cristo Rei do dia 24 de novembro de 1996, marcou a abertura oficial na Diocese do triênio de preparação ao grande jubileu, bem como do Terceiro Plano de Pastoral.
Durante a vigência do Terceiro Plano de Pastoral ocorreu:
- 1997-Revisão dos Conselhos Regionais de Pastoral
- 1998-Formação do Conselho Diocesano de Pastoral, durante assembléia ocorrida no dia 7 de novembro de 1998
- 1999-Efetivação do CDP e criação dos Setores das Pastorais e dos Serviços Missionários no Ministério da Coordenação Pastoral, durante assembléia ocorrida no dia 13 de março de 1999
- Encontro com os Conselhos Paroquiais, ocorrido no dia 11 de setembro de 1999
Fonte: diocesedeosasco.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário